Defesa Civil

O que é?

É a participação da comunidade na defesa da própria comunidade. Todos devem agir imediatamente, seja a sociedade civil ou as autoridades constituídas, nos casos em que houver extrema necessidade de atuação emergencial.

É também o conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as conseqüências dos eventos desastrosos e a socorrer e assistir as populações atingidas, preservando seu moral, limitando os riscos de perdas materiais e restabelecendo o bem-estar social.

Quando chamar a Defesa Civil

- Graves desastres com vítimas e desabrigados;
 - Acidentes rodoviários, ferroviários, metroviários, envolvendo grande número de pessoas;- Inundações;
 - Grandes incêndios, com vítimas;
 -
Acidentes com combustíveis, produtos perigosos (radioativos, químicos, inflamáveis, tóxicos, explosivos e corrosivos);
 -
Explosões em depósitos de gás de cozinha;
 -
Rachaduras, trincas e fissuras em edificações;
 -
Deformações em estruturas (lajes, vigas, pilares e paredes);
 -
Infiltrações graves com grande risco de desabamento;
 -
Recalque de fundações (rebaixamentos da terra ou da parede).

Como acionar a Defesa Civil

Caso aconteça um desastre e você esteja por perto é importante pedir ajuda, ligue para a defesa civil. Esteja preparado para dar informações que permitirão que o socorro seja prestado rapidamente:

- Identifique-se: diga seu nome e seu telefone (talvez haja necessidade de confirmar sua chamada ou pedir mais esclarecimentos).
 - Onde aconteceu: dê o endereço completo, com rua, número e cidade (acrescente um ponto de referência).
 -
O que aconteceu: seja breve, diga, apenas o essencial.

Coordenadoria da Defesa Civil em Cantagalo:

Fone: (42) 3636 1185

Quando houver alguma ocorrência que seja necessário acionar a Defesa Civil Municipal, podem entrar em contato com os seguintes membros da Defesa Civil:

Emerson Ravanello,  Coordenador Municipal da Defesa Civil 998052955,

Sandro Baldissera Vice Coordenador 999462990,