Notícias
 
11/05/2018
ALÉM DE INVESTIR EM SANEAMENTO, SANEPAR ESTÁ COLABORANDO PARA FESTA DE ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

            A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos. Ela constitui mais de 60% do organismo humano e praticamente em todas as funções necessárias à vida. Depois do oxigênio é da ausência de água que mais o organismo sentirá falta.

  •  A ausência de água possui efeito mais intenso sobre a capacidade do organismo em exercer uma tarefa do que a falta de quaisquer outros nutrientes;
  •  A redução entre 4 e 5% da água corpórea reduz 20 a 30% a capacidade de trabalho de órgãos e sistemas;
  •  Sem água, o corpo humano só continuará funcionando por 2 ou 3 dias; 
  • O corpo não possui condição para armazenamento de água, portanto a quantidade de água perdida a cada 24 horas deve ser reposta;
  • A água ingerida é rapidamente absorvida, sendo de alta digestibilidade. 20 minutos após penetrar no estômago já está no intestino.

    Pela sua importância, ao longo da história o Congresso Nacional vem legislando em busca das melhores e mais eficientes leis que visam nortear o tratamento e a distribuição de água nos centros urbanos. Atualmente em vigor, a Lei Nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, alterando ou revogando as leis criadas anteriormente sobre o tema.

Paraná

    Em 1963 foi Sancionada a Lei Estadual 4.684, autorizando o Governo do Estado a constituir a Companhia de Água e Esgotos do Paraná (Agepar). Em 1964, pela Lei 4.878, foi alterada a denominação social de Agepar para Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). 

    É à essa Empresa que presta serviços tão importantes aos paranaenses que, em nome  do Prefeito Jair Rocha da Silva, da Vice-prefeita Neuza Grein Ruginski, de todos os Secretários e Secretárias do Município e da Associação Comercial e Empresarial de Cantagalo - ACIAC -, viemos prestar nossa homenagem à SANEPAR também por um motivo muito especial: A SANEPAR foi a terceira autarquia estadual a aceitar patrocinar um valor para viabilizar a realização das festividades alusivas ao 36º Aniversário de Cantagalo, diminuindo a necessidade de aporte de recurso do município para esse fim. 

Investimentos Realizados em Cantagalo

                Entre 1985 e fevereiro/2018, a SANEPAR investiu R$ 6.263.570,21 (Seis milhões, duzentos e sessenta e três mil, quinhentos e setenta reais e vinte e um centavos) no Sistema de Abastecimento de Água. No mesmo período, foram realizados investimentos na ordem de R$ 3.318.358,74 (Três milhões, trezentos e dezoito mil, trezentos e cinquenta e oito reais e setenta e quatro centavos) no Sistema de Tratamento do Esgotamento Sanitário.

 Museu do Saneamento

    Antes de falar da história da Sanepar, vamos falar um pouco do Museu do Saneamento, um espaço de memória e cultura sobre o saneamento do Estado do Paraná, que promove o conhecimento e a reflexão entre o homem e o ambiente. Desde 2014, está instalado na antiga estação de tratamento de água Tarumã, a primeira da Capital paranaense, construída em 1945. É um museu institucional mantido pela Sanepar, que desde 1988, mantém um programa de preservação da memória do saneamento, em local privilegiado, em Curitiba.

 Acervo

            Desde o modo mais rudimentar de fornecer água, por meio dos pipeiros em suas carroças pelas ruas da velha Corityba, passando pela Empresa Paulista de Melhoramentos do Paraná - EPMP, pela formação do  DAE - Departamento de Água e Esgotos do Estado do Paraná, até a constituição da Sanepar, são fatos registrados nos documentos e objetos do acervo, que leva os visitantes a uma verdadeira viagem ao passado, agregando conhecimento histórico, técnico e social. Composto por objetos, equipamentos, mapas, mobiliários, vestuários, documentos, fotografias, audiovisuais, plantas e projetos de engenharia, o acervo está catalogado também em meio digital, disponível para consulta no local, de forma a incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento. A coleção possui mais de 8 mil itens que retratam os esforços de saneamento desde o final do século XIX até os dias atuais.

 Estrutura

                Situado em Curitiba, o Museu do Saneamento abrange uma área construída de mais de 5.000 m² em um amplo terreno pertencente à Sanepar desde 1945. Sua arquitetura adaptada ao trabalho museológico permite ao visitante desfrutar das exposições em visita autoguiada ou com a presença de um mediador. O espaço compreende as áreas de exposição de curta e longa duração, reserva técnica, sala do Patrimônio Histórico, um laboratório de conservação, além de auditório para eventos e palestras, com capacidade para 170 pessoas.

Visitação

                O Museu do Saneamento está aberto à visitação para o público em geral em horário comercial - de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 12h e  das 13h30 às 17h. Visitas guiadas para grupos de estudantes e escolas são realizadas de 3ª a 6ª feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, por meio de agendamento prévio pelo email visitas@sanepar.com.br

A HISTÓRIA

                Datas significativas da memória histórica do saneamento do Paraná:

                1853 - Construído o bebedouro da Rua Fechada, atual Largo da Ordem, em Curitiba.

                1871 - Inaugurado o primeiro chafariz público da Capital. O encanamento ligava o olho d´água da Praça da Misericórdia, atual Praça Rui Barbosa, ao chafariz onde hoje localiza-se a Praça Zacarias.

                1903 a 1904 - Assinatura do contrato para a realização de obras de saneamento em Curitiba, entre o Governo do Paraná e a Companhia de Melhoramentos de São Paulo.

                1908 - Inaugurado o primeiro sistema de abastecimento de água, ligando a represa do Carvalho,  nos mananciais da serra, ao Reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba.

                1908 - Reservatório Alto São Francisco: recebia água vinda da represa do Carvalho, nos mananciais da serra. 

                1908 - Entram em operação as “Instalações Bacterianas”, o primeiro sistema de coleta e tratamento de esgotos, na Rua Engenheiros Rebouças, onde atualmente é a sede administrativa da Sanepar.

                1917 - Por meio de decreto, o Governo do Estado torna os serviços de água e esgoto de Curitiba competência exclusiva do Estado e cria a Secção de Água e Esgotos.

                1919 - O Governo do Estado contrata o engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Britto, o “Pai da Engenharia Sanitária do Brasil”, para a elaboração do projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água e de esgotos de Curitiba.

                1928 - Inaugurado o Reservatório Batel, parte do projeto de ampliação do sistema de água e esgotos de Curitiba.

                1928 - Criado o Departamento de Água e Esgotos (DAE). A partir de então, o saneamento básico do Estado ganha impulso com a instalação das secções de água e esgotos em Ponta Grossa (1934), Jacarezinho (1938), Cambará (1941), Irati (1942) e Morretes (1942).

                1945 - Entram em operação as duas primeiras Estações de Tratamento de Água do Paraná: a ETA Tarumã, em Curitiba e ETA de Castro.

                1958 - A Estação de Tratamento de Água do Tarumã inicia o abastecimento público com adição de flúor, método coletivo mais eficiente para o controle e prevenção da cárie dentária. A capital paranaense foi a primeira no Brasil a ter esse benefício.

                1963 - Sancionada a Lei Estadual 4.684, autorizando o Governo do Estado a constituir a Companhia de Água e Esgotos do Paraná (Agepar).

                1964 - Pela Lei 4.878, foi alterada a denominação social de Agepar para Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

                1969 - Inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água Iguaçu. Inicialmente a ETA tinha capacidade de tratar 1.000 litros de água por segundo.

                1972 - A Sanepar aderiu ao Plano Nacional de Saneamento (Planasa), iniciando efetivamente suas atividades de operação, manutenção e administração dos sistemas de abastecimento de água e sistemas de esgotos do Paraná.

                1979 - Inaugurada a Barragem do Cayuguava (também conhecida como Piraquara I), a primeira grande barragem para acumulação de água no Paraná.

                1980 - Entra em operação a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Belém, em Curitiba.

                1981 - Implantação do “Sistema de Atendimento Telefônico – 195”. Nota: atualmente o número para contato com a Sanepar é o fone 0800 200 0115.

                1982 - Implantação do Sistema Gerencial de Manutenção (SGM), que proporcionou uma visão integrada no atendimento às demandas diárias de serviços.

                1986 - Inaugurada a primeira etapa das obras do Sistema de Abastecimento de Água Passaúna.

                1988 - Implantação do sistema de leitura e entrega de contas de forma simultânea, modelo pioneiro no setor de saneamento no Brasil.

                1991 - Adotadas as políticas de Meio Ambiente, Qualidade Total e Patrimônio Histórico e Tecnológico do Saneamento.

                1991 - Instituída a Tarifa Social, para famílias de baixa renda.

                1991 - Entra em operação o Sistema Tibagi, para atender os municípios de Londrina e Cambé, considerado um dos mais avançados sistemas de abastecimento de água do Sul do país.

                1992 - Entrega da segunda etapa das obras do Sistema Passaúna. Ao final das obras, a oferta de água tratada foi ampliada em mais 2.000 litros por segundo.

                1993 - Comemoração dos nossos 30 anos, com o lançamento do livro "Sanepar ano 30: Resgate da memória do saneamento básico do Paraná" 

                1996 - Lançado oficialmente o programa de Educação Ambiental da Companhia de Saneamento do Paraná.

                1997 - A Sanepar é a primeira empresa de saneamento da América Latina a receber a certificação NBR ISO 9002:1994 para um sistema produtor de água, a Unidade de Produção Itaqui, em Campo Largo.

                1997 - Ano de criação do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). A Sanepar é premiada com Troféu Nível I, para a Unidade de Cornélio Procópio. Desde então, acumulada troféus conquistados por regionais de todo o Estado. Apenas em 2007 não teve nenhuma unidade inscrita no prêmio.

                1998 - Inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul, a maior do Estado, com capacidade para tratar 1.450 litros de esgoto por segundo, atendendo a uma população de 580.000 habitantes.

                1999 - O Sistema de Foz do Iguaçu recebe certificação pela ABNT NBR ISO 14001:1996. É o primeiro das Américas a conquistar o certificado ambiental para os processos de água e esgoto (Do rio ao rio).

                2002 - Entra em operação a Estação de Tratamento de Água (ETA) Iraí, considerada a maior do Paraná.

                2002 - Atingimos a marca de 2.000.000 de ligações de água realizadas pela Sanepar.

                2002 - Sanepar assume a gestão do Aterro Sanitário de Cianorte e inicia as atividades na área de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.

                2002 - A Sanepar, de forma pioneira, passa a fornecer “água industrial” por meio da Estação de Tratamento de Água Industrial Araucária. A água captada no rio Iguaçu possibilitava o reúso, preservando a água de melhor qualidade para o consumo humano.

                2004 - Comemoração dos 100 anos do Saneamento no Paraná, com o lançamento do cartão telefônico referente à data.

                2006 - Atingimos a marca de 1.000.000 de ligações de esgoto realizadas pela Sanepar (em todo o Estado).

                2007 - Emissão da primeira fatura em Braille (para pessoas com deficiência visual), seguindo determinação da Lei Estadual Nº 15.427.

                2008 - Sanepar inaugura em Foz do Iguaçu o projeto piloto de produção de energia elétrica a partir do gás metano na ETE Ouro Verde.

                2008 - Centenário do Reservatório do Alto São Francisco e dos Mananciais da Serra.

                2008 - Inauguração do Sistema Miringuava, garantindo o abastecimento da região metropolitana de Curitiba por mais 20 anos.

                2008 - Finalizadas as obras de construção da Barragem Piraquara II. O sistema integrado de abastecimento recebe um incremento de 1.140 litros de água por segundo.

                2010 - Atingimos a marca de 2.500.000 ligações de água em todo o Paraná.

                2010 - Sanepar assume a gestão do Aterro Sanitário de Apucarana.

                2010 - Ampliação do escopo de Campo Largo para a Unidade Regional de Londrina Cambé (URLC) e Unidade de Serviço Industrial de Londrina (USID-LD) pela ABNT NBR ISO 9001:2008.

                2012 - Atingimos a marca de 1.500.000 ligações de esgoto realizadas em todo o Estado.

                2012 - Sanepar assume a gestão do Aterro Sanitário de Cornélio Procópio. 

                2012 - Novos canais de comunicação com os clientes são implantados e a empresa passa a atuar nas redes sociais.

                2012 - A Sanepar desenvolve um projeto de educação ambiental nas praias do litoral do Paraná. Junto com a conscientização, cerca de 10 toneladas de lixo por semana foram destinados corretamente.

                2013 - Sanepar assume os serviços de saneamento básico em Rio Branco do Sul (município mais recente). 

                2013 - Comemoração dos 50 anos. A Sanepar chega ao cinquentenário como referência entre as melhores empresas de saneamento do País.

                2013 - O Aterro Sanitário de Cianorte recebe a certificação NBR ISO 14001:2004. Administrado pela Sanepar, é o primeiro do Paraná a receber a certificação que garante que o aterro opera dentro das mais rígidas normas ambientais.

                2014 - Inaugurado o Espaço Tarumã, no prédio da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) de Curitiba, onde estão localizados o Museu do Saneamento, o Centro de Tecnologias Sustentáveis Sanepar e o Centro de Treinamento.

                2014 - A Sanepar comemora o centenário do Reservatório Botuquara, em Ponta Grossa, com a entrega da execução do seu restauro e revitalização do paisagismo. A partir de dezembro esse importante patrimônio histórico, novamente, é aberto à visitação pública.

                2015 - Sanepar recebe o prêmio de melhor Companhia de Água e Saneamento do Brasil

A Sanepar recebe o prêmio Valor 1000 de melhor Companhia de Água e Saneamento do Brasil, concedido pelo jornal Valor Econômico.

                2015 - Criação do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu, instituído pelo decreto 1589/2015, com grande participação da Sanepar. As ações ambientais desenvolvidas também atingem os seus afluentes.

                2016 - O sistema piloto foi instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná (litoral do Estado) e pode ajudar a encontrar respostas avançadas para o tratamento de água ou esgoto, inclusive para a dessalinização de água salobra. Além dos profissionais da Sanepar, o estudo tem apoio de pesquisadores da University of North Texas, dos Estados Unidos, da University College London, da Inglaterra, e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

                2016 - Programa de uso agrícola do lodo de esgoto da Sanepar é recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como prática sustentável e exemplo para o mundo.

 
ACESSO RÁPIDO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Endereço
Rua Cinderela, 379
Centro - Cantagalo/PR

Horário de Atendimento
Manhã das 07h30min. às 11h30min
Tarde das 13h00min. às 17h00min.


Telefone e Watts: (42) 3636-1185

E-mail: patrimoniocantagalo@gmail.com

FACEBOOK:https://www.facebook.com/Prefeitura-Municipal-de-Cantagalo-Pr-104887218261764

Telefones e Endereços dos Serviços Públicos

Última atualização do site: 19 de Abril de 2024 - 10:55

Todos os direitos reservados © 2017.